Câmera vs. Fotógrafo - o verdadeiro profissional


Alguns dias atrás postei a foto abaixo no facebook e lancei a pergunta:

"O que pode ter tornado a fotografia de baixo tão diferente da fotografia de cima?"


Amigos responderam com observações totalmente válidas a respeito da imagem, como: luz, cores, nitidez, etc, porém vou explicar a diferença de ambas e o que realmente as tornou diferentes. leia com atenção e veja o POR QUE DEVE CONTRATAR UM PROFISSIONAL!

  Ambas fotografias da montagem foram tiradas por mim sob as mesmas condições de luz (dia nublado), do mesmo objeto, no mesmo ambiente, na mesma posição,de ângulos de diferença quase nula e com o mesmo equipamento: uma Canon EOS 7D + lente Canon 50mm F/1.8 e nenhum auxiliar de luz como flashes, iluminadores, rebatedores difusores e nem mesmo o flash "pop up" (da própria câmera).Ambas não passaram por nenhum tipo de tratamento digital (a popular Edição), não foram adicionados filtros, contraste, brilho, saturação, "contra a luz" e nenhum outro tipo de manipulação digital, apenas a montagem e os escritos. A única e grande diferença entre elas é o modo selecionado para tirar cada uma delas: os famosos Automático e Manual!


Sim, esse foi o "detalhe" que as tornou tão diferentes, mas não só isso: a primeira está nítida e os objetos visíveis, mas é apenas isso! nada demais, não passa de um registro e pronto! não tem nada que envolva nosso olhar com um diferencial todo especial.


Já a fotografia de baixo enche nossos olhos, não somente por ser um registro, mas ela tem cores mais agradáveis, uma luz mais avivada, o que era apenas visível na primeira agora se tornou iluminado e vivo com um toque delicado, parecendo estar em um dia de sol, mas como eu disse no começo do texto, elas estão sob a mesma condição de "luz nublada"


Saber utilizar a câmera em modo manual não é uma tarefa fácil, enquanto que o modo automático se mostra mais simples, já que é só apertar o botão e pronto:foto! mas não necessariamente foto boa.
Já o manual exige o conhecimento de cada função básica da câmera como: Velocidade de obturador, abertura do diafragma, ISO, balanço de branco, compensação, etc e outros detalhes como a estilização da foto e cada ajuste dentro dela, fora o foco da lente, controle de fontes extras de luz como flashes, rebatedores, iluminadores...


Com tudo isso um fotógrafo tem que se preocupar em adaptar para cada condição em que o assunto se locomover, quer seja em um casamento, em um book externo e até mesmo em estúdio e tudo isso para que o fotografado olhe suas imagens e veja o mesmo diferencial que se observa acima. A boa operação do modo manual faz com que a fotografia ganhe vida, estilo e a luz necessária. Faz com que a imagem se adapte ao tema e estilo desejados pelo fotografado e faz toda a diferença quando comparada à uma foto "automática" e prática.


Aí surge uma questão: não se pode fazer esse trabalho pelo photoshop ou qualquer outro programa editor?
minha resposta é: sim! pode, porém, o tempo perdido para esse tratamento é muito grande e não se recupera, fora o desgaste de quem o vai fazer. O bom fotógrafo faz o melhor possível em suas fotografias para que sejam dispensados trabalhos excessivos digitalmente e a foto não perca sua naturalidade e ganhe "cara" de foto editada.


O bom fotógrafo sabe dominar seu equipamento e não permite que o equipamento o domine com as funções automáticas. Colhe o melhor do momento utilizando as funções manuais ao seu favor e impressiona pela habilidade e conhecimento de seu trabalho! 
Contrate um profissional para registrar o que é importante em sua vida!

Câmera não faz o profissional e nem fotografa sozinha para que ela seja a responsável por belos registros, mas saber aproveitar o melhor dela com belas e sensíveis fotografias é mérito total do profissional da fotografia!  

Isabela Moraes | Fotografia

No Response to "Câmera vs. Fotógrafo - o verdadeiro profissional"

Postar um comentário

Todos os direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.
 

Copyright © 2009 Isabela Moraes - Fotografia Atibaia All rights reserved.
Converted To Blogger Template by Anshul Theme By- WooThemes